PT EN ES

Vantagens da Indústria 4.0

Indústria 4.0

A quarta revolução industrial! Saiba mais sobre a Indústria 4.0

Na era dos robôs, a quarta revolução industrial ganha cada vez mais força pela presença das tecnologias digitais, físicas e biológicas. Por esse motivo, para o Klaus Schwab, autor do livro “A Quarta Revolução Industrial”, temos a seguinte afirmação:

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes.

No entanto, esses novos nuances impactarão em como somos e como nos relacionamos no mundo e até nos lugares mais distantes do planeta: a revolução afetará o mercado de trabalho, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda. Suas consequências impactarão a segurança geopolítica e o que é considerado ético.

É fundamental destacar, que para os teóricos dessa nova formatação mundial, não se trata de um desdobramento, mas do encontro desses desdobramentos. Assim sendo, representa uma mudança de paradigma e não mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.

“A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital (anterior)”, diz Schwab, diretor executivo do Fórum Econômico Mundial.

A chamada de nova indústria 4.0, acontece após três processos históricos transformadores. A primeira delas marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre anos de 1760 e 1830. A segunda, ocorreu por volta de 1850, apresentando a eletricidade ao mundo, o que permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Por hora, a quarta mudança traz consigo uma nova tendência à automatização total das indústrias – seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, iniciado desde 2013 para alavancar sua produção a uma total independência da mão de obra humana.

A automatização acontece por meio de sistemas ciberfísicos (ou CPS, na sigla em inglês para Cyber-Physical Systems) são integrações que envolvem computação, comunicação e controle através de redes e processos físicos. Por intermédio desses sistemas, as empresas têm a oportunidade de representar a realidade do mundo físico em ambientes digitais, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem.

Os sistemas ciberfísicos, que mistura máquinas com processos digitais, são capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar – entre eles e com os humanos – mediante a internet das coisas.

Em um processo cada vez mais acelerado, a eficiência e a automatização dos processos se tornam uma exigência global, e pensando nisso, a Âmbito desenvolve serviços e plataformas inteligentes, que visam auxiliar gestores nos mais variados segmentos da indústria, para que juntos possamos alavancar mudanças significativas frente ao mundo 4.0.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como as soluções da Ambipar | Âmbito podem ajudar seu negócio.

Especialista Ambipar Ambito

Túlio Gomes Braga
Advogado e Consultor Jurídico
OAB n° 214.071

uma empresa