PT EN ES

ISO 22000 e a importância da norma

iso 22000

ISO 22000 e a importância da norma na manipulação de alimentos.

Para diversas empresas, buscar certificar-se frente a requisitos de normas que as orientam acerca da segurança na cadeia produtiva de alimentos é ação que imprime credibilidade aos processos envolvidos. Sua importância é indene de dúvidas. Oportunamente, acreditando ser de prévio conhecimento de vocês leitores, importante relembrarmos dois pontos primordiais acerca do assunto aqui empregado, a saber:

  • A diferença basilar entre segurança alimentar e segurança de alimentos e;
  • O fato deste texto não tratar das diferenças entre a ISO 22000 e o Esquema FSSC 22000.

O termo segurança alimentar guarda relação direta com políticas públicas, ou seja, refere-se ao direito de toda pessoa ter acesso a alimentos que garantam um valor nutricional mínimo para a sua subsistência. Já a segurança de alimentos guarda relação direta e intrínseca com a necessidade de se garantir a qualidade do produto que será consumido.

Um pouco sobre as normas.

Já as diferenças entre a ISO 22000 e a FSSC 22000 vão além da origem da norma. A primeira tem sua origem nos trabalhos da International Organization for Standardization (daí a sigla ISO), e contém orientações para a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA) e seus requisitos. Por seu turno, embora baseada na primeira, o Esquema FSSC leva em consideração as diretrizes e reconhecimento que a Global Food Safety Initiative (GSFI) lhe conferiu e, como se trata de uma entidade composta por grandes empresas a nível global, tal reconhecimento tem um peso relevante na busca por seguir as diretrizes de referida norma.

No que tange especificamente à ISO 22000, a sua importância para uma correta manipulação de alimentos é primordial.

Conforme se extrai da própria norma, a segurança de alimentos está relacionada à presença de perigos no momento do consumo (pelo consumidor), sendo que perigos à segurança de alimentos podem ocorrer em qualquer estágio da cadeia produtiva de alimentos. Portanto, o controle adequado em toda a cadeia de produção de alimentos é essencial, destacando-se, assertivamente, que a segurança de alimentos é assegurada com esforços combinados de todas as partes participantes da cadeia produtiva de alimentos.

Não perca tempo! Para ter total domínio das informações e obrigações para uma correta gestão da cadeia produtiva de alimentos, conte com o Sistema Legal – Qualidade de alimentos para resguardar a organização. Lembre-se que atender aos requisitos legais e outros requisitos é condição basilar para buscar certificar o SGSA de sua organização.

CTA Legal

Gustavo Souza
Consultor Jurídico na Âmbito, uma empresa do grupo AMBIPAR.

uma empresa