PT EN ES

Economia Circular

economia circular

A economia circular como forma de preservação do meio ambiente

Os avanços da indústria, no século XX, intensificaram a produção industrial em massa, aumentando a exploração de recursos para a produção de bens de consumo. Você já ouviu falar em “sociedade de consumo”? Este termo refere-se à nossa atual sociedade capitalista, que descarta rapidamente os produtos adquiridos, em razão da obsolescência programada. As mercadorias são produzidas para durarem pouco tempo e logo serem substituídas por outras, maximizando a geração de resíduos e aumentando a demanda por recursos naturais.

Para evitar o esgotamento dos recursos naturais, tem-se, atualmente, o conceito da ECONOMIA CIRCULAR. A economia circular é um sistema que visa à redução da produção de matérias primas, privilegiando o reuso e a reciclagem destas, objetivando a regeneração dos recursos naturais. A intenção é frear a atual forma de consumo excessivo, promovendo a recuperação do meio ambiente. Inclusive, esses são os aspectos da economia circular: 3R = Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Qual a proposta da economia circular?

Adequar os modelos econômicos de produção industrial, minimizando a geração de resíduos e reutilizando-os no próprio processo produtivo. No modelo linear de produção, os materiais produzidos são descartados no fim de sua vida útil. Já na economia circular, o processo produtivo é cíclico, com o reaproveitamento dos materiais em toda a cadeia produtiva, ampliando, ao máximo, sua disponibilidade. A utilização desse modelo cíclico gera redução de custos na empresa, reaproveitando os materiais que antes eram descartados.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou um estudo com alguns motivos para a implantação da Economia Circular nas Indústrias, demonstrando as suas vantagens. Dentre elas, destacam-se:

  1. redução de custos;
  2. maior geração de valor;
  3. novas fontes para investimentos;
  4. maior resiliência e colaboração;
  5. geração de emprego; e
  6. conformidade legal e normativa.

Nessa perspectiva, as empresas podem buscar novos modelos de atuação dentro do seu negócio. O gerenciamento de resíduos é uma das formas de implementar a economia circular, por meio de ações que promovam a reciclagem ou a logística reversa de seus produtos. Observa-se, ainda, que é de suma importância o atendimento aos requisitos legais trazidos pela legislação ambiental. Esta, inclusive, é uma das vantagens apontadas pela CNI para a introdução da economia circular nas empresas.

A Ambipar é pioneira no gerenciamento e na valorização dos resíduos, fornecendo soluções para a transformação de resíduos em matéria prima, além de uma certificação exclusiva com procedimento aprovado pelo INMETRO. São realizados estudos e desenvolvidos projetos para a introdução da economia circular nas empresas. Ademais, para o adequado gerenciamento de todos os resíduos gerados, bem como o correto acompanhamento e atendimento aos requisitos legais, a Ambipar/Âmbito dispõe de softwares que auxiliam na gestão integrada das empresas.

Solicite um teste grátis com nossos consultores do sistema exclusivo de gerenciamento de resíduos – MONITOR, e de nosso sistema de gerenciamento de requisitos legais – LEGAL.

Especialista Ambipar Ambito

Amanda Bicalho Fernandes
Analista de Consultoria – OAB/MG 167.727

uma empresa