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8 Principais causas de afastamento do trabalho

principais causas de afastamento do trabalho

As principais causas de afastamento da atividade laboral e como o acompanhamento da saúde do colaborador pode ajudar a evitar esse tipo situação

Algumas doenças, sejam elas ocupacionais ou não, ocasionam afastamentos, que, por sua vez, trazem prejuízos as organizações e comprometem a produtividade. Para prevenir essas situações e tratá-las, a conscientização é essencial e ela deve partir tanto dos colaboradores, quanto da direção da empresa. Confira, em nosso texto, quais são as principais causas de afastamento do trabalho e qual o papel dos profissionais da saúde ocupacional na prevenção delas.

As principais causas de afastamento do trabalho são variadas (mas podemos destacar algumas delas)

Diversos fatores podem causar doenças que são responsáveis pelo afastamento das atividades laborais. Da mesma forma, existe uma variedade de patologias que são motivos do alto índice de absenteísmo. Entre as principais podemos citar:

1. Acidentes de trabalho

As situações que envolvem o próprio ambiente de trabalho são responsáveis por grande parte dos afastamentos dos trabalhadores de suas atividades. Sendo elas fraturas, lesões e cortes por descuido ou má utilização dos maquinários e das ferramentas são as causas desse tipo de acidente, bem como a não utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual).

2. Dor por motivos posturais

A famosa dor nas costas, que incluem problemas na coluna, configura entre as principais causas de afastamento do trabalho. O principal motivo, geralmente, são problemas relacionados à ergonomia, ou seja, para trabalhos realizados em escritório (que envolve postura), seja para trabalhos no próprio processo produtivo (ex.: carregando peso de forma inadequada).

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3. Lesões no joelho

As principais causas podem estar relacionadas com o comportamento sedentário, doenças hereditárias (genéticas), trabalhos em escritórios ( muito tempo sentado), obesidade e carregamento de peso de maneira inadequada. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia e acompanhamento com fisioterapia, o que aumenta o período de afastamento desse colaborador.

4. Hérnia inguinal

A hérnia inguinal acomete mais homens do que mulheres (isso é verdade) e não necessariamente está ligada a problemas relacionados ao ambiente de trabalho, o que faz com que o empregador não consiga elaborar planos de prevenção adequados. Porém, ainda assim, esse problema possui um índice alto de afastamento do trabalho.

5. Depressão e estresse

O tema “doenças mentais” é um dos assuntos mais falados hoje em dia nos ambientes corporativos, desse modo, cobranças excessivas por resultados satisfatórios, frustação profissional, problemas familiares e condições de trabalho inadequadas, por exemplo, são alguns dos motivos que causam esses quadros de estresse e depressão.

Em alguns casos os sintomas podem chegar a ser físicos, apresentando dores de cabeça, dor nas costas, fadiga, insônia e gastrite, o que pode causar confusão e fazer com que as pessoas acreditem ter outros tipos de problemas. O tratamento requer acompanhamento médico especializado e o afastamento pode chegar a meses, dependendo do quadro clínico que o colaborador apresenta.

6. Doenças cardíacas

Problemas atrelados ao coração podem estar ligados a condições genéticas, má alimentação e falta de atividade física. O estresse no ambiente de trabalho é um agravante, que, inclusive, também pode provocar hipertensão.

7. LER

As lesões ocasionadas por esforço repetitivo são consideradas dentro do rol de doenças crônicas que afetam o desempenho do colaborador ao atingir músculos, nervos, ligamentos e tendões. Por esses motivos, é cada vez mais comum, principalmente entre aqueles que desempenham tarefas manuais com certa recorrência.

8. Problemas urológicos

Os problemas urológicos afetam homens e mulheres e podem estar relacionados à incontinência, infecção urinária e pedra nos rins, por exemplo. Essa doença é responsável, apesar de em menor número pelo afastamento do trabalhador de suas funções laborais, no caso de inflamação da bexiga (cistite) e da pedra nos rins, por exemplo, o colaborador pode até ter que passar por intervenção cirúrgica, o que aumenta o tempo de afastamento.

Qual é o papel do profissional de saúde ocupacional na prevenção dessas doenças?

A empresa deve e pode exercer um papel muito ativo, no que diz respeito, a prevenção de doenças decorrentes das funções e do ambiente de trabalho dos colaboradores. Desse modo, algumas ações podem ser implementadas, como:

  • Realização de ginástica laboral;
  • Treinamentos de ergonomia, orientando sobre a postura adequada, a forma correta de abaixar e carregar pesos, entre outras coisas;
  • Fornecimento das ferramentas e equipamentos adequados para a realização das atividades;
  • Palestras para conscientização a respeito de alimentação correta, hábitos saudáveis e a importância de realizar check-ups com o médico periodicamente;
  • Acompanhar e monitorar os afastamentos do trabalho, avaliando quais são as principais causas e qual a frequência em que eles ocorrem.

Como monitorar as principais causas de afastamento e evitá-las?

Como vimos é de suma importância o acompanhamento e monitoramento dessas ocorrências no ambiente de trabalho, e por esse motivo, que a Âmbito oferece aos clientes o sistema RADAR, que permite o gerenciamento de riscos ocupacionais, por meio dos macroprocessos do Programa de Gerenciamento de Riscos: inventário de riscos e plano de ação, descritos na NR-01.

PGR

Túlio Gomes Braga
Advogado e Consultor Jurídico
OAB n° 214.071

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