PT EN ES

Sustentabilidade na estratégia: as novas regras do jogo

Sustentabilidade na estrategia

Sustentabilidade na estratégia.

Em um ambiente corporativo cada vez mais consciente do seu papel influenciador, as ações de sustentabilidade finalmente estão migrando de um setor em específico, às vezes desconexo das outras áreas da empresa, para dentro da estratégia das Companhias. Assim, importantes stakeholders passam a ser decisivos nas tomadas de decisão e nas ações prioritárias que nortearão uma estratégia muito mais dinâmica e que faz sentido na vida da coletividade.

Referida mudança passou a ser mais perceptível nas últimas alterações de normas como a ISO 14.001/15 e a ISO 45.001/18, onde o papel da Alta Administração passou a ser fundamental para incorporar os requisitos ambientais (sustentabilidade) e ocupacionais nas ações estratégicas. A Alta Direção passou de mero ente que garantia recursos para a implantação das normas de certificação, para agente decisivo na incorporação estratégica dessas normas em suas empresas.

A partir de uma nova postura sustentável, cada vez mais exigida por investidores e outras partes interessadas, as empresas necessitam de profissionais e assessorias com olhares e atuações cada vez mais sistêmicos. Hoje, uma atuação ambiental responsável, junto com ações sociais e de práticas internas alinhadas com a ética, transparência, não corrupção e salvaguarda da segurança e saúde ocupacional dos colaboradores e parceiros internos é o que se espera e se cobra das Companhias.

A reflexão antes posta de se ganhar dinheiro com um negócio ou fazer a diferença para um mundo melhor passa a ser vista como um objetivo único e necessário, onde o lucro sustentável vira o alvo daqueles que se importam verdadeiramente com a humanidade.

Para aqueles que necessitam de suporte especializado em acesso e gerenciamento de requisitos normativos, gerenciamento de informações estratégicas – BI (Business Intelligence), gerenciamento de treinamentos, exames ocupacionais, gestão de prestadores de serviço, monitoramento de resíduos e PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), dentre outras soluções, entrem em contato para que possamos apresentar ferramentas inovadoras que colocarão sua empresa em posição de destaque frente a um mundo corporativo cada vez mais sustentável.

Darcileu Badaró – Diretoria AMBIPAR COMPLIANCE SOLUTIONS/ÂMBITO NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS – OAB/MG 120.969

uma empresa