Segurança do Trabalho Remoto

Segurança trabalho remoto

Segurança do trabalho remoto, saiba mais sobre o assunto.

A pandemia do COVID-19 mudou a maneira como trabalhamos, como as empresas operam e o nosso equilíbrio entre vida profissional e familiar – especialmente quando trabalhamos em casa, a segurança no trabalho remoto deve ser efetiva. O trabalho remoto, em casa ou à distância, tornou-se um dos resultados imediatos mais difundidos da pandemia.

Com uma força de trabalho remota, surgem desafios específicos, como aumentar a colaboração, manter interações sociais e gerenciar distrações. Para as empresas, no entanto, é importante manter o desafio de reduzir o risco e proporcionar um ambiente de trabalho seguro, mesmo quando os funcionários não estão fisicamente no local.

O trabalho remoto tornou mais difícil para as empresas avaliar as necessidades das estações de trabalho dos funcionários para mitigar riscos e lesões. As empresas devem fornecer a seus funcionários remotos uma lista de verificação de segurança para ajudá-los a avaliar os riscos do espaço de trabalho e implementar as medidas de segurança necessárias para controlar e reduzir as lesões fora do escritório.

É importante criar um plano de segurança focado em funcionários remotos, pois muitos fatores de risco em um espaço de escritório podem ser transferidos para a casa de um funcionário. Isso inclui questões ergonômicas; escorregões, tropeções e quedas; e estresse relacionado ao trabalho, incluindo saúde mental. No entanto, avaliar cada situação de trabalho remoto não é viável.

Portanto, a responsabilidade também recai sobre os funcionários para garantir que estão avaliando seus locais de trabalho atuais e seguindo os procedimentos de segurança adequados para reduzir o risco de acidentes ou doenças enquanto trabalham remotamente.

Trabalhar remotamente pode causar lesões corporais com efeitos a longo prazo. A fadiga ocular e as lesões musculoesqueléticas, como dores no pescoço ou nas costas, são comuns em trabalhadores remotos. Às vezes chamadas de lesões por uso excessivo, elas se desenvolvem a partir de traumas repetitivos devido à falta de movimento ou configuração adequada do espaço de trabalho. A tensão mental e a falta de interação social, combinadas com jornadas de trabalho prolongadas, podem resultar em fadiga e queda na produtividade. Para evitar esses eventos comuns ao trabalhar remotamente, confira abaixo uma lista de verificação para reduzir o risco e prevenir potenciais ferimentos de longo prazo.

Certifique-se de que seu local de trabalho siga essas diretrizes para evitar fadiga e lesões corporais.

Ergonomia no trabalho remoto

Escolha o espaço certo. Um espaço de trabalho ideal deve ter iluminação adequada para evitar cansaço visual; uma superfície de trabalho apropriada, como uma escrivaninha ou mesa; e é separado das áreas movimentadas da casa para permitir o foco ideal durante o horário de trabalho.

Levante-se e mova-se. Para reduzir a dor muscular, tente mudar sua postura com frequência. Não se sente ou fique em pé por longos períodos.

Verifique sua postura. Seus ombros não devem se curvar para dentro ou para frente, e sua cabeça não deve se curvar de modo que suas orelhas fiquem na altura dos ombros. Para evitar que você se curve, finja que há um barbante preso no topo de sua cabeça, puxando-o para cima. Isso ajudará a evitar dores nas costas e no pescoço.

Fique de olho no seu monitor. Ao configurar a tela do computador, certifique-se de que a parte superior do monitor esteja no nível dos olhos. Isso evitará cansaço visual e do pescoço. Se estiver trabalhando em um laptop, experimente conectar um teclado e mouse sem fio e apoie o laptop em alguns livros para que a parte superior da tela fique nivelada com seus olhos.

Escolha a cadeira certa. Quando sentado, os joelhos não devem ficar mais altos do que os quadris. Isso ajudará a evitar dores na região lombar e a reduzir a pressão na coluna enquanto estiver sentado.

Escorregões, tropeções e quedas

Lesões comuns como escorregões, tropeções e quedas são tão relevantes para o ambiente remoto quanto para o ambiente do escritório. Peça aos funcionários que deem uma olhada em seu espaço de trabalho remoto e certifique-se de que o chão esteja livre de qualquer perigo.

Limpe o chão de quaisquer obstáculos. Isso pode incluir brinquedos, caixas, livros ou cabos soltos ou pendurados.

Repare qualquer carpete solto e proteja os cantos levantados dos tapetes. Carpetes desgastados ou rasgados e tapetes não protegidos podem facilmente causar tropeções se as áreas soltas forem apanhadas sob os pés durante a caminhada. Certifique-se de reparar todos os remendos gastos para evitar tropeçar.

Cuidado onde pisa. As escadas são outro local onde podem ocorrer escorregões, tropeções e quedas. Se o seu espaço de trabalho exigir que você suba ou desça lances de escada, tome cuidado para não carregar muitos itens nas mãos enquanto estiver nas escadas. Uma mão deve estar livre o tempo todo para segurar o corrimão.

Segurança contra incêndios

Assim como em um espaço de escritório, a proteção contra incêndio adequada é uma obrigação para o seu espaço de trabalho remoto.

Inspecione os cabos. Os cabos elétricos e extensões devem estar em boas condições. Certifique-se de que eles não estão desgastados, os pinos não estão tortos ou danificados e suas tomadas não estão sobrecarregadas com muita energia. Qualquer cabo que esteja quente ou exalando uma quantidade excessiva de calor deve ser desconectado.

Pratique a segurança geral contra incêndio. Para evitar possíveis incêndios, certifique-se de que o seguinte esteja presente em ou perto de sua área de trabalho:

Um extintor de incêndio em funcionamento: certifique-se de inspecionar o extintor de incêndio regularmente e siga o uso adequado do extintor. Os extintores de incêndio devem ser armazenados em local de fácil acesso; inspecione o estado físico do extintor para ver se há amassados ou fendas na mangueira e certifique-se de que o pino de travamento esteja intacto; e verifique o manômetro para certificar-se de que a agulha está na zona verde.

Tenha um plano de evacuação em caso de incêndio: você e todos em sua casa devem estar cientes do plano de evacuação para garantir a segurança de todos. Este plano deve incluir a identificação de um local fora da propriedade onde você se reuniria.

Estresse e saúde mental

Gerenciar os níveis de estresse dos funcionários e a saúde mental geral é ainda mais importante para os trabalhadores remotos. Como empresa, você deve ter um interesse ativo na saúde mental e no bem-estar de seus funcionários enquanto trabalha remotamente.

Certifique-se de que os funcionários não estão inadvertidamente sobrecarregando o trabalho. Os funcionários ainda devem ser incentivados a fazer pausas regulares, almoçar e manter o horário comercial padrão, quando possível.

Mantenha contato regular com os funcionários. Reserve um tempo para conversas casuais como um substituto para o que os funcionários locais estariam envolvidos no escritório enquanto tomavam uma xícara de café ou passeavam.

Peça aos funcionários para dedicarem um espaço de trabalho. Isso permite que eles se concentrem em suas tarefas sem a maioria das distrações. Isso ajudará a recriar a separação física do trabalho e da vida doméstica.

Conclusão

Embora a pandemia tenha exigido que muitas empresas adotassem o trabalho remoto, ainda podem ocorrer acidentes de trabalho no local de trabalho. Os empregadores devem ajudar os funcionários a criar um ambiente de trabalho o mais seguro possível.

Implementando ergonomia adequada e seguindo as diretrizes gerais de segurança para reduzir lesões comuns, os funcionários podem reduzir o risco de lesões, manter uma boa saúde mental e prevenir incêndios no trabalho enquanto trabalham em seu ambiente remoto. Fornecer aos funcionários um plano de segurança remota dá a eles as ferramentas e as informações de que precisam para tornar o ambiente de trabalho em casa seguro e produtivo.

A Ambipar tem soluções alinhadas com o EHS das empresas preocupadas com a saúde e segurança de seus colaboradores.

Amanda Bicalho Fernandes – Analista de Consultoria – OAB/MG: 167.727