PT EN ES

Quer entender mais sobre a regularidade de barragens de mineração perante os órgãos fiscalizadores?

regularidade das barragens de mineracao

Regularidade de barragens de mineração perante os órgãos fiscalizadores

Em 19 de maio de 2017 foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) a Portaria DNPM nº 70.389, importante norma editada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. Referida norma trouxe notória consolidação de assuntos minerários, esclarecimentos e diretrizes quanto às obrigações aplicáveis a realidade das empresas que possuem barragens de mineração.

Embora publicada em 19 de maio de 2017, a citada norma entrou em vigor apenas na segunda quinzena de junho, mais especificamente em 18/06/2017, e possui obrigações que requerem ações imediatas dos seus destinatários, bem como atenção periódica quanto a execução e atualização de importantes documentos.

O destacado papel dessa nova norma às empresas que possuem barragens de mineração é indiscutível, na medida em que trouxe previsões sobre como a empresa deve se comportar e ao que está sujeita.

São exemplos de obrigações em destaque nessa norma, sem detrimento das que não serão citadas:

  • O cadastramento, no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração – SIGBM, de todas as barragens de mineração (em construção, em operação e as desativadas) sob responsabilidade da empresa;
  • A elaboração do mapa de inundação;
  • A implementação de sistema de monitoramento de segurança de barragem;
  • A elaboração do Plano de Segurança da Barragem – PSB;
  • O rastreamento dos projetos de construção que, conforme a data, deverá ser o “como construído” (as built) ou, na inexistência, o “como está” (as is);
  • A Revisão Periódica de Segurança de Barragem – RPSB;
  • A realização de Inspeções de Segurança Regular em períodos pré-determinados;
  • A elaboração semestral do Relatório de Inspeção de Segurança Regular da Barragem – RISR;
  • O envio online e semestral, ao DNPM, da Declaração de Condição de Estabilidade da Barragem;
  • A elaboração do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).

A revogação, pela atual norma em vigor, das duas normas que norteavam várias das obrigações acima, a saber, as Portarias DNPM nºs 416, de 3 de setembro de 2012, e 526, de 9 de dezembro de 2013, demonstra a vontade do órgão regulador da atividade em estabelecer uma organização das diretrizes que envolvam o tema barragens minerárias. O SIGBM, destacado na Portaria DNPM nº 70.389/17, já se encontra disponível para acesso no site http://www.dnpm.gov.br.

Sua empresa e/ou atividade está sujeita a essa importante norma? Tendo dúvidas acerca da aplicabilidade da norma à sua atividade, faça-nos uma consulta para que possamos auxiliá-los e ajudar na sustentabilidade do seu negócio.

Especialista Ambipar Ambito

Gustavo Souza – OAB/MG 146.550
Advogado e Consultor Jurídico da Âmbito Homem e Ambiente.

uma empresa