PT EN ES

Lucre com seus resíduos

Lucre com seu residuo

Minimize custos e lucre com seus resíduos

Com o advento da implementação das políticas EHS (Environment, Health and Safety), as Empresas identificaram uma nova forma de maximizar os lucros por meio da otimização da geração de resíduos.

Em suma, ao conseguir fazer uma efetiva gestão dos resíduos gerados em seus diversos processos, as Empresas conseguem identificar qual etapa de determinado processo/atividade pode ser otimizado para que os números referentes a geração de resíduos sejam atenuados.

Faça o acompanhamento do ciclo da gestão de resíduos em 4 etapas:

Identificação da fonte geradora e classificação dos resíduos.
A primeira etapa do ciclo da gestão de resíduos começa com a identificação da fonte geradora, posteriormente com a identificação e classificação dos tipos de resíduos.

Coleta e Transporte dos resíduos.
Nessa etapa do ciclo da gestão de resíduos ocorre a coleta e o transporte dos resíduos.

Tratamento dos resíduos.
A Lei 12305/2010 define que para o tratamento de resíduos sólidos: “§ 1o Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental.” Com o acompanhamento do tratamento e uma gestão de fornecedores eficiente, sua empresa pode lucrar com o resíduo.

Disposição final dos resíduos.
Segundo a PNRS, a disposição final consiste em distribuir ordenadamente os rejeitos em aterros, observando as normas operacionais específicas que evitem danos ou riscos à saúde e à segurança pública, minimizando os impactos ambientais adversos.

Esse tipo de melhoria é o que chamamos de “ganha-ganha”, pois, ao fazer tal implementação as Empresas ganham de duas formas: ganham ao otimizar o uso dos produtos da cadeia de suprimento e ganham ao diminuírem os gastos com a destinação de resíduos.

CTA Monitor

A Âmbito – Ambipar Compliance oferece a solução para as Empresas que desejam identificar qual processo de geração de resíduos pode ser melhorado. Trata-se do SISTEMA MONITOR, ferramenta totalmente digital que permite ao usuário efetuar o controle de todo resíduo gerado, inclusive gerando documentos exigidos por lei (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, Inventários, etc) e relatórios (capacidade de armazenamento, metas, etc).

Sua empresa precisa de ajuda para reduzir a geração de resíduos e, consequentemente, aumentar seus ganhos? A equipe da Âmbito – Ambipar Compliance está pronta pare lhe auxiliar!

Solicite agora uma avaliação com nosso time de especialistas.

Especialista Ambipar Ambito

Renan Leal – Consultor Jurídico
OAB MG nº 193.912

uma empresa