PT EN ES

A importância do feedback loop de processos

a importancia do feedback loop

O que são feedback loops?

Os “loops” de feedback fornecem informações sobre os sucessos ou falhas do sistema da organização. Um ciclo de feedback positivo significa que a organização está funcionando bem. Um loop de feedback negativo significa que existem problemas no sistema que precisam ser corrigidos.

Como utilizar o Feedback loop?

É de extrema importância considerar essa prática como uma etapa nos processos críticos, ao identificar que tudo ocorreu conforme o padrão, o processo teve um loop positivo, que merece ser reforçado como incentivo, caso contrário, uma ação deve direcionar a oportunidade para a etapa do processo que ocorreu a falha, corrigindo a situação para então garantir que o fluxo aconteça conforme o esperado.

Por exemplo, quando algo sai do padrão e causa uma lesão – usaremos no exemplo um caso de máquina sem proteção – nós devemos implementar uma medida de controle corretiva, mas olhando para o feedback loop dessa falha, encontraremos o real motivo dessa máquina estar em uso sem a proteção e então corrigir o processo que permitiu isso, no caso, talvez uma simples adição de requisito de segurança na compra de máquinas resolveria.

Analisar o processo envolvido e não somente a consequência da falha, é fundamental para a prevenção e melhoria contínua dos processos, as vezes tratamos apenas o sintoma e não a causa.

Ficou com alguma dúvida?

Especialista Ambipar Ambito

Amanda Bicalho Fernandes – OAB/MG: 167.727
Analista de Consultoria

uma empresa