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A relação da comunicação efetiva e equipe conectada com a segurança

Comunicação entre a equipe conectada com a segurança

Comunicação efetiva e a equipe conectada com a segurança

COVID-19 destacou a necessidade de as empresas manterem uma comunicação aberta com seus funcionários, especialmente os trabalhadores da linha de frente.

Cada setor tem seu próprio conjunto de riscos que os líderes de negócios devem abordar e mitigar. Esse tem sido o caso, mas em 2020 a segurança no local de trabalho emergiu na vanguarda com a chegada da pandemia COVID-19. As empresas foram forçadas a agir rapidamente e fazer mudanças organizacionais e operacionais, o que levantou a questão: como as empresas manteriam o distanciamento social entre os trabalhadores para mantê-los seguros sem sacrificar a produtividade ou aumentar o tempo de inatividade?

Este tem sido um grande desafio, especialmente para os trabalhadores da linha de frente. A pandemia COVID-19 destacou uma desigualdade de comunicação, já que muitas equipes da linha de frente, em negócios como processamento de alimentos e fábricas, navegam por essas mudanças sem acesso a um computador ou a uma conta de e-mail da empresa.

No passado, as empresas confiavam nos métodos tradicionais de comunicação, como reuniões pessoais ou notas pregadas em quadros de avisos, para se comunicar com os funcionários da linha de frente. Com a chegada da pandemia, alguns funcionários puderam fazer uma transição perfeita para trabalhar remotamente, mas muitos dos 2 bilhões de trabalhadores de linha de frente do mundo ficaram ainda mais desconectados. Os gerentes tiveram que encontrar uma maneira de manter seus funcionários da linha de frente informados em meio a mudanças nas regulamentações e protocolos do local de trabalho.

Crie uma cultura de segurança com uma força de trabalho conectada digitalmente

Ao longo de 2020, as pessoas confiaram mais em seus dispositivos móveis. Na verdade, o uso global de celulares aumentou 70% durante a pandemia, de acordo com pesquisas de sites especializados. De acordo com o Pew Research Center, 85% de todos os adultos nos EUA possuem smartphones. Essas tendências representaram uma oportunidade para as empresas criarem uma cultura de segurança no local de trabalho por meio de uma estratégia que prioriza a mobilidade.

COVID-19 está conduzindo esforços interdepartamentais de alta velocidade para digitalizar a comunicação com os funcionários da linha de frente. Em muitos casos, as empresas estão pegando carona no aumento da propriedade de dispositivos móveis e usando aplicativos no local de trabalho que os funcionários podem acessar de seus dispositivos pessoais. A digitalização da comunicação fornece mais informações e, ao mesmo tempo, permite que todos os funcionários sigam os protocolos adequados para garantir um ambiente de trabalho compatível.

Quando uma empresa adota a transformação digital por meio de uma estratégia que prioriza a mobilidade, isso sinaliza uma mudança cultural que prioriza a segurança e o bem-estar de toda a sua força de trabalho. Uma plataforma de comunicação digital nivela o campo de jogo e dá a todos acessos iguais às mesmas informações. Os trabalhadores, especialmente aqueles na linha de frente, podem receber alertas imediatos, ter acesso a documentos de segurança e assistir a vídeos de treinamento de segurança – tudo em seus smartphones.

Melhore a segurança por meio da comunicação bidirecional

A comunicação tem tradicionalmente seguido uma trajetória de cima para baixo em ambientes de trabalho que dependem de equipes de linha de frente. Mas, para estabelecer planos e protocolos de segurança abrangentes, os líderes precisam de uma visão completa de suas operações e manter a equipe conectada e em segurança.

Usar uma plataforma móvel abre canais de comunicação dentro de uma empresa, permitindo que informações e mensagens viagem de cima para baixo, de baixo para cima e diretamente entre os colegas de trabalho. Em outras palavras, os trabalhadores de produção da linha de frente podem compartilhar percepções valiosas de sua perspectiva que podem melhorar a segurança no local de trabalho por meio de um ciclo de feedback que inclui pesquisas e mensagens diretas.

Aqui estão alguns exemplos de como a comunicação bidirecional pode fornecer aos líderes informações críticas que podem aumentar a segurança:

Relatórios de incidentes: em 2019, houve 2,8 milhões de incidentes não fatais no local de trabalho relatados nos Estados Unidos. Embora seja um número significativo, há muitos mais que não foram relatados. A papelada necessária para registrar incidentes por si só pode desencorajar os trabalhadores de relatar incidentes. Um aplicativo de local de trabalho oferece a eles um local para enviar facilmente um relatório direto do telefone, para que medidas possam ser tomadas para eliminar riscos futuros.

Necessidades de equipamentos de proteção: a maioria dos ambientes de trabalho atualmente exige que todos usem equipamentos de proteção individual (EPI), especialmente máscaras faciais. Com um aplicativo de força de trabalho, os funcionários podem alertar os gerentes quando precisam de EPI, simplesmente preenchendo um formulário móvel diretamente no aplicativo.

Alinhe todos com um hub de informações centralizado

Pode ser difícil manter os funcionários atualizados com as restrições, regulamentos e diretrizes em evolução, mas as empresas têm a responsabilidade de transmitir informações de saúde e segurança para sua força de trabalho em tempo hábil. Na verdade, muitos trabalhadores confiam em seus empregadores mais do que em outras instituições, como a mídia e o governo, para fornecer informações confiáveis.

O uso de uma ferramenta de comunicação no local de trabalho cria um hub centralizado por meio do qual as informações podem fluir, ajudando a entregar mensagens claras e em tempo real. A distribuição de informações é mais fácil e eficiente quando todos os funcionários podem acessá-las por meio de um canal. Um aplicativo de local de trabalho constrói consistência permite que os gerentes enviem alertas automatizados e estabeleçam fluxos de comunicação dedicados (semelhantes aos newsfeeds) com foco nas atualizações e diretrizes do COVID-19.

Uma ferramenta de logon único também permite que as informações de segurança sejam armazenadas em um local seguro baseado em nuvem para fácil acesso. Todos os funcionários podem obter rapidamente documentos de segurança ou fazer upload de relatórios de incidentes que podem facilmente compartilhar com outras pessoas.

Um aplicativo de local de trabalho geralmente inclui recursos que promovem a comunicação inclusiva e conectada da equipe com a segurança. Por exemplo, a tradução em linha permite que os funcionários selecionem seu idioma preferido para que todas as mensagens sejam recebidas e lidas, garantindo que todos os funcionários compreendam os protocolos de segurança. Os aplicativos do local de trabalho podem fornecer aos trabalhadores acesso direto às suas agendas, permitindo que eles atualizem sua disponibilidade, trocem turnos diretamente com colegas ou avisem aos gerentes quando precisam de cobertura. Essa coordenação de turnos rápida e ágil é especialmente crucial se os trabalhadores precisarem desligar por causa do COVID-19. Dar aos trabalhadores as ferramentas para gerenciar seus turnos também oferece a eles mais opções para encontrar cobertura e ficar em casa quando não estão se sentindo bem, ajudando a interromper a propagação do corona vírus no trabalho, reduzir o absenteísmo e manter os níveis de produtividade.

A saúde e a segurança dos funcionários continuarão a estar no centro das estratégias de negócios em 2021. As organizações precisam construir espaços mais seguros e priorizar o bem-estar de sua força de trabalho por meio de colaboração digital clara e consistente, à medida que a pandemia COVID-19 se espalha pelo mundo adapta-se a um novo normal.

Fonte de dados: Daniel Sztutwojner

Amanda Bicalho Fernandes – Analista de Consultoria – OAB/MG: 167.727

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