PT EN ES

Ação educativa marca comemoração da Âmbito ao Dia Mundial do Meio Ambiente

acoes para o dia do meio ambiente

Ação para o dia mundial do meio ambiente, 5 de Junho

Moradores do Condomínio Green Garden e alunos da Escola Trilha da Criança participaram das atividades programadas em alusão ao Dia do Meio Ambiente. O Dia D Troca contou com um bate-papo educativo sobre meio ambiente e sua relação com o consumo, além de uma atividade lúdica com a troca de brinquedos.

“Todos pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos…Quando isso nos ocorrerá, pensar em deixar filhos melhores para o futuro do nosso planeta?”
(Congresso no Brasil sobre Vida Sustentável)

A partir dessa crença, a Âmbito decidiu trabalhar o tema consumo sustentável, eleito pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2016, junto ao público infantil.

Como funcionou o Dia D Troca?

Através de ações conjuntas com a escola e a comunidade, a campanha RE-pensando o futuro – Um novo jeito de pensar a questão ambiental! conduzida pela Âmbito contou com atividade educativa para e com as crianças, cujo tema central foi o consumo desenfreado e sua relação com a sustentabilidade.

É na infância que se estabelecem valores, comportamentos e hábitos que podem permanecer por toda a vida. Preparar nossos futuros governantes e/ou gestores é tão estratégico quanto atuarmos para sanar e frear as atuais mazelas que ferem e atacam o meio ambiente.

Assim, a escolha do público e a natureza das atividades demonstram muito bem os princípios e valores da Âmbito. Acreditamos no poder transformador da educação: é através dela que temos condições de ampliar a consciência e modificar os nossos comportamentos

A ação junto à criança consegue ter um alcance importante, pois ela tem condições de levar os aprendizados para sua casa e influenciar pais, irmãos e pessoas com as quais convive. Assim, há um efeito de disseminação necessário para o assunto, que, de fato, precisa de envolvimento coletivo.

É primordial (re) pensarmos que tipo de futuro desejamos às nossas crianças e para tanto, é importante que elas sejam educadas para a sustentabilidade. O caminho da educação permitirá a formação de um adulto apto a fazer escolhas de consumo com consciência, considerando o que é bom para ele, para a sociedade e para o meio que o cerca.

Organização dos eventos

Neste contexto, foram organizados dois eventos: um no Condomínio Green Garden (edifício residencial localizado em Nova Lima) e um na Escola Trilha da Criança (centro educacional do berçário ao 1º ano do ensino fundamental localizado no bairro Cruzeiro em Belo Horizonte) nos dias 04 e 07 de junho de 2016, respectivamente, abrangendo brincadeira e conhecimento, para estimular às crianças a negociarem, cederem para conquistar, desapegarem-se e também a compartilhar.

As crianças foram o ponto alto! Elas participaram, se manifestaram, contaram histórias e compartilharam o que fazem para cuidar do meio ambiente. Foram um show à parte, mostrando que já aprenderam muita coisa e que entendem a importância de conviverem bem com o meio onde estão inseridas.

No Dia D Troca, as crianças tiveram a oportunidade de praticarem a troca de brinquedos, demonstrando, de forma lúdica, que podemos aumentar o ciclo de vida de muita coisa que está em torno de nós e ter a sensação do “novo” com aquilo que experimentamos pela primeira vez, não precisando, necessariamente, ser algo que compramos direto em uma loja.

Foram estimuladas ações como reutilização de brinquedos e redução do consumo, ensinando, de forma natural, o valor da sustentabilidade. Plantando sementes de comportamentos e valores mais colaborativos, que nos ajudam, por consequência, a diminuir o desperdício, o gasto desenfreado de recursos e a geração de resíduos de todo tipo.

Estimular as crianças, torná-las multiplicadoras da mensagem de defesa do meio ambiente, acreditar na vida nova que já cresce com a consciência do coletivo é também sinônimo de sustentabilidade…Porque sustentabilidade é isso: investir no hoje sem comprometer o amanhã. Saber que é o ser humano – o cliente, a equipe da empresa, o investidor, a comunidade que mais importam. Porque não há futuro para o meio ambiente sem um futuro para o ser humano.

Isso é ser sustentável. Isso é ser Âmbito.

Saiba mais sobre a nossa história e o nosso compromisso com a sociedade, solicite uma demonstração de nossas soluções:

Especialista Ambipar Ambito

 

uma empresa