As situações que envolvem o próprio ambiente de trabalho são responsáveis por grande parte dos afastamentos dos trabalhadores de suas atividades. Sendo elas fraturas, lesões e cortes por descuido ou má utilização dos maquinários e das ferramentas são as causas desse tipo de acidente.
A famosa dor nas costas, que incluem problemas na coluna, configura entre as principais causas de afastamento do trabalho. O principal motivo, geralmente, são problemas relacionados à ergonomia.
As principais causas podem estar relacionadas com o comportamento sedentário, doenças hereditárias (genéticas), trabalhos em escritórios ( muito tempo sentado), obesidade e carregamento de peso de maneira inadequada.
A hérnia inguinal acomete mais homens do que mulheres (isso é verdade) e não necessariamente está ligada a problemas relacionados ao ambiente de trabalho, o que faz com que o empregador não consiga elaborar planos de prevenção adequados.
O tema “doenças mentais” é um dos assuntos mais falados hoje em dia nos ambientes corporativos, desse modo, cobranças excessivas por resultados satisfatórios, frustação profissional, problemas familiares e condições de trabalho inadequadas.
Problemas atrelados ao coração podem estar ligados a condições genéticas, má alimentação e falta de atividade física. O estresse no ambiente de trabalho é um agravante, que, inclusive, também pode provocar hipertensão.
As lesões ocasionadas por esforço repetitivo são consideradas dentro do rol de doenças crônicas que afetam o desempenho do colaborador ao atingir músculos, nervos, ligamentos e tendões.
Os problemas urológicos afetam homens e mulheres e podem estar relacionados à incontinência, infecção urinária e pedra nos rins, por exemplo.
Solicite um teste grátis de nosso sistema exclusivo para gestão de riscos. integrar@ambito.com.br (31) 2121-7575
Ficou com alguma dúvida?
#SomostodosAmbipar