Tratamos o trágico com a prevenção!

O final do ano de 2015 foi marcado por calamidades, dentre elas o rompimento da barragem de resíduos em Bento Rodrigues, distrito de Mariana/MG.

Desde então, voltamo-nos ainda mais para a questão ambiental. A população de todo o país comentou, leu, publicou e compartilhou informações sobre o ocorrido (houve inclusive manifestações internacionais).

Eventos como esse não podem passar sem uma boa reflexão de cada um de nós, e, principalmente dos profissionais que trabalham com a questão ambiental e de saúde e segurança ocupacional.

Das lições aprendidas e que não devem ser esquecidas, podemos ressaltar as seguintes:

1 – jamais subestime a contratação de profissionais para a avaliação dos riscos de seu empreendimento. A atividade não deve se ater a contratação! Avalie seu fornecedor, antes, durante e após a entrega de seus serviços e nomeie um profissional da empresa para acompanhar a execução dos serviços;

2 – acredite na importância da elaboração de um bom plano de emergência, completo e abrangente, e não abra mão de realizar os simulados;

3 – não adie a verificação dos equipamentos de segurança de sua empresa, e faça a devida manutenção o mais rápido possível, porque a calamidade não espera, e;

4 – previna, a consequência pode ser irremediável e o prejuízo incalculável.

Tragédias como a de Mariana/MG podem ser consideradas crimes ambientais, além de constituir infração administrativa e ser devida a reparação pelos danos causados à população.

A Âmbito é aliada da prevenção:

  • Trabalhando com suas AUDITORIAS de requisitos legais,
  • Identificando os requisitos legais no SISTEMA LEGAL,
  • Levantando os aspectos e impactos e perigos e danos no SHE-Q,
  • Avaliando FORNECEDORES, e ainda,
  • Promovendo TRENAMENTOS de conscientização.

Mais que isso, lamentamos que a questão ambiental tenha alcançado maior proporção apenas com o ocorrido e ficamos na expectativa de que este seja o marco de um olhar mais atento para o assunto.
Quer saber mais sobre os nossos serviços e produtos? Entre em contato conosco: (31) 2121-7575.

Elaine Moreira
Auditora e Consultora Jurídica
OAB/MG 88.362