Trabalhador seguro, empresa de sucesso!

No dia 27 de julho, dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho os especialistas da Âmbito indicam a fórmula ideal para o sucesso na gestão sustentável.

O aumento da competição a nível global expresso nas rápidas inovações tecnológicas, na proliferação de produtos e serviços e na crescente escassez de recursos humanos capacitados tem obrigado as empresas a um desenvolvimento diário e sistemático com o objetivo de se destacarem e até mesmo, sobreviverem no mercado.

Esses elementos exercem uma pressão constante sobre as organizações que buscam a melhoria contínua de seus processos, exigindo delas uma adequação ao ritmo imposto pelo mercado, tanto no nível estratégico, quanto nos níveis tático, gerencial e operacional.

A implantação de um Sistema de Gestão Integrado promove melhoria nos produtos e serviços, contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida e segurança dos funcionários de uma organização, resultando na satisfação dos clientes, das partes interessadas e no sucesso no mercado em que atua.

A prevenção de acidentes do trabalho é um dos grandes benefícios que a empresa pode obter quando decide investir em uma gestão de Segurança e Saúde Ocupacional séria e organizada. No Brasil, dezenas de normas são publicadas todos os dias a fim de garantir aos trabalhadores um ambiente laboral seguro. É verdade que, muitas vezes apenas as normas não conseguem sozinhas atender a todas as demandas que necessitamos para que o ambiente de trabalho esteja 100% livre de problemas relacionados à segurança e a saúde do trabalhador.

Existem situações de riscos ocasionadas em virtude de comportamentos negligentes e que ignoram os comandos legais e/ou instruções de trabalho. Mesmo assim, a identificação/atualização, monitoramento e atendimento rigoroso das legislações pertinentes ao negócio e o levantamento e controle dos perigos e riscos à segurança e saúde dos trabalhadores são condições fundamentais para se atingir um resultado favorável, diminuindo as chances de ocorrência de situações não planejadas, desastrosas para a organização, nefasta para os trabalhadores e indesejada por todos aqueles que primam pela segurança e saúde de seus profissionais. Além é claro, de evitar prejuízos financeiros de grande monta.

Com um olhar atento, a Âmbito Homem e Ambiente inventa e reinventa formas para auxiliar as empresas a atingirem seus planejamentos – sempre de forma sustentável – através do desenvolvimento constante de serviços e sistemas para contribuir com o sucesso das organizações, com a preservação da natureza, e na segurança e saúde dos trabalhadores, afinal, temos como premissa de que é a pessoa humana o mais importante para a empresa.

Thomas R. Müller
Consultor de Negócios da Âmbito e Técnico de Segurança